quarta-feira, 25 de julho de 2012

Curso de Formação de Instrutores de Wrestling

Será realizado no Maracanazinho, o primeiro curso de formação de instrutores de wrestling pela federação do Rio de Janeiro.

Modalidade olímpica que mais cresce no Brasil, o wrestling ganhou grande visibilidade devido a necessidade que os atletas de MMA tem em aprender as técnicas de ataque e defesa de quedas. A pouca tradição em jogos olímpicos vem sendo melhorada a cada nova edição olímpica, onde os atletas brasileiros conquistam a suada classificação. O atleta da vez é do estilo feminino, Joice Silva conquistou o direito de participar dos jogos de Londres na sua última chance.

Aproveitando a boa fase dos atletas brasileiros e principalmente cariocas, será oferecido no Rio de Janeiro um curso para a formação de novos instrutores na modalidade. Com apoio do governo do estado e do CDPD, a FLOAERJ dará início a um curso de formação em instrutores de wrestling.

O curso conta com um corpo docente composto por mestres e especialistas em Educação Física e outros profissionais envolvidos com a ciência desportiva. Atletas da seleção nacional e carioca estarão presentes nas aulas práticas para ajudar na supervisão técnica e no auxílio prático das atividades.

O curso tem como objetivo expor a fundamentação do processo de treinamentoda na modalidade wrestling, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Serão expostas aulas teórico práticas com características formativas, visando apresentar aos participantes um grande gama de informações permitindo ao participante, instruir, de acordo com os conhecimentos adquiridos, novos praticantes da modalidade.

O curso será ministrado em 4 módulos nas seguintes datas:

11/ago – Dia 1 do Curso de Instrutores de Luta Olímpica (local: Sala no Maracanazinho)

18/ago – Dia 2 do Curso de Instrutores de Luta Olímpica (local: Sala no Maracanazinho)

15/set – Dia 3 do Curso de Instrutores de Luta Olímpica (local: Sala no Maracanazinho)

29/set – Dia 4 do Curso de Instrutores de Luta Olímpica (local: Sala no Maracanazinho)

Ementa do curso:

Aula dia 11 de agosto

MANHÃ (teórica) – Iniciação esportiva (padrão motor, padrão técnico), desenvolvimento psicomotor. Particularidades fisiológicas da criança e como desenvolve-las sem risco a saúde do praticante.

TARDE (prática) – Aula prática de wrestling para crianças. Jogos, contestes e brincadeiras, metodologia de ensino para jovens praticantes, indumentárias e acessórios utilizados.

Aula do dia 18 de agosto

MANHÃ (teórica) – Dopping, aspectos clínicos da saúde do wrestler, perda de peso para competir (consequências e efeitos). Abordagem teórica das regras de luta.

TARDE (prática) – Aprendizagem do manuseio do equipamento dos mesários. Clínica de arbitragem.

Aula do dia 15 de setembro

MANHÃ (teórica) – Princípios científicos do treinamento desportivo. Particularidades físicas da modalidade e treinabilidade física de atletas. Treino das valências físicas específicas do wrestling.

TARDE (prática) – Aula prática das técnicas básicas na posição em pé (greco romana e estilo livre). Prática de exercícios fundamentais inerentes a preparação física de wrestlers.

Aula do dia 29 de setembro

MANHÃ (teórica) – Principais lesões no wrestling, métodos de prevenção de lesões, métodos de aquecimento e volta a calma pré e pós treino, respectivamente. Logística e organização dos torneios da federação de luta-olímpica carioca.

TARDE (prática) – Aula prática das técnicas básicas de solo (greco romana e estilo livre). Simulação de competição para entendimento prático da dinâmica de luta.

O curso terá carga horária de 32 horas.

O investimento é de 200 reais (pode ser parcelado em até 12x no cartão de crédito)

Para se inscrever clique no link abaixo:

http://www.cdpd.com.br/?p=3618







Nenhum comentário:

Postar um comentário