segunda-feira, 3 de maio de 2010

4 Medalhas no PAN de Monterrey - MEX

No primeiro dia de disputas pelo Pan-Americano Sênior de Luta realizado em Monterrey, México, o Brasil foi representado pelos atletas Davi Albino e Ângelo Moreira nas categorias 96 Kg e 66 Kg do estilo Greco Romano. Os brasileiros competiram em suas categorias no sistema “round robin”, ou seja, todos contra todos. Davi Albino enfrentou Yasmany Cabrera de Cuba na 1° rodada, perdendo por pontos ( 1×3 e 0×1). Na segunda rodada enfrentou um velho conhecido, Erwin Caraballo (da Venezuela) em uma luta duríssima de três rounds terminada por uma falha no rolê aplicado por nosso representante no final do combate (1×0, 0×3 e 0×1). Em seu terceiro combate que valeria a medalha de bronze, foi contra o mexicano Joel Villalobos, Davi que ja vencera o primeiro round ( 6×1) teve uma contusão no punho que o levou a derrota por encostamento no final do período, perdendo a medalha de bronze. Albino ainda teria uma luta contra o atleta dos EUA Justin Ruiz, mas a contusão impediu o atleta de enfrentar o americano, fechando a participação do atleta na competição.


Na categoria 66 Kg, Ângelo Moreira foi superado por lutadores fortes do MEX, EUA e CUB. Ângelo venceu sua ultima luta contra o Porto-Riquenho Abel Vera, em três rounds (4×1, 0×2 e 1×0), ficando com a quarta colocação.

Na premiação um grande constrangimento. O Comitê Organizador não chamou o nome do atleta brasileiro (tal qual em todas categorias com 5 lutadores) mas a CPLA, fazendo justiça, gentilmente entregou a medalha aos atletas que ficaram com a quarta colocação nessas categorias.

No dia das mulheres no Campeonato Pan-Americano Sênior de Luta, as atletas Joice Silva e Aline Ferreira fizeram bonito. Na categoria 59 Kg, Joice Silva derrotou Yuria Mejia de El Salvador por 3×0 e 7×0 e Amanda Gerhart do Canadá por 1×1 e 1×0 chegando até a final contra Diana Rix dos EUA. Na disputa pelo ouro, Joice foi superada após um equilibrado combate e ficou com a medalha de prata. Já a Vice campeã Mundial Júnior, Aline Ferreira foi superada pela canadense Leah Callahan na semi final ficando com a medalha de bronze na categoria 72kg. “As meninas estão de parabéns! O resultado mostra a evolução da modalidade no país”, enalteceu Pedro Gama Filho, Presidente da CBLA.

No último dia do Pan-Americano Sênior de Luta, os atletas do estilo Livre Raoni Barcelos, Diego Rodrigues e Antoine Jaoude eram as esperanças brasileiras de mais medalhas na competição. Na categoria 66 Kg, Raoni Barcelos venceu Fernando Iglesias da Argentina na primeira rodada por 2 rounds a 0 (7×6 e 10×5), repetindo o feito na Copa Brasil no final de 2009. Na segunda rodada, Raoni acabou superado por Pedro Cordero de Porto Rico após disputado combate em 3 rounds (0×2, 4×2 e 0×3).


Na disputa pelo bronze, Raoni enfrentou o mexicano Manuel Antiveros, e após vencer o 1° round por 3×1 e com a medalha praticamente garantida, Raoni sentiu uma lesão no joelho e teve que abandonar a disputa ficando sem o bronze. “São coisas do esporte, infelizmente…Raoni tem uma longa estrada pela frente e uma bagagem já considerável. O momento dele está para chegar”, consola Pedro Gama Filho, Presidente da CBLA.

Na 96 Kg, Diego “Bolonha” Rodrigues não repetiu as boas atuações que lhe renderam a medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos e acabou derrotado pelo canadense Khetag Pliev, ficando de fora da repescagem e da disputa por medalha.

Coube a Antoine Jaoude a missão de conquistar uma medalha para o Brasil no estilo Livre. Na categoria 120 Kg, Antoine teve pela frente o americano Tervel Dlagnev (que é campeão mundial universitario, campeão do goldem grand prix 2009 e medalhista de bronze no mundial 2009) e após dura luta a vitória acabou indo para o atleta dos EUA. Beneficiado pelo sorteio das chaves, Antoine garantiu mais uma medalha de bronze para o Brasil, fechando a competição com 4 medalhas. “Levamos 7 atletas para a competição e 4 trouxeram medalhas, tivemos mais de 50% de aproveitamento, além disso tivemos 2 contusões na disputa por bronze, com um pouco mais de sorte o desempenho teria sido melhor”, reflete Gama Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário