quarta-feira, 8 de maio de 2019

FLOAERJ IRÁ DIVULGAR RANKING DE ATLETAS SÊNIOR

            Será divulgado até a próxima sexta-feira, dia 08 de maio, o ranking dos atletas da categoria sênior, o primeiro a ser utilizado pela Federação conforme anunciado no ano passado pelo Presidente Carlos Magno Barros.

            A ideia do ranking é melhorar a forma de classificação de atletas para as competições nacionais e internacionais, além de dar maior fluidez ao calendário estadual. Segundo Magno, como é o conhecido o Presidente da FLOAERJ, o problema é que ao longo dos anos a Federação tem realizado os estaduais como classificatória das duas vagas para o brasileiro, o que força a imprensar todo o calendário estadual entre janeiro e abril de cada ano, além disso, sem um sistema de ranqueamento era possível que um atleta do Estado pudesse participar de uma competição internacional sem se quer ter passado pela fase regional. O foco é priorizar primeiro colocado do ranking, na classificação para o brasileiro, as demais vagas ou até mesmo a desse primeiro colocado serão definidas no tapete.

            A FLOAERJ já vem contabilizando pontos dos atletas nos últimos três anos, porém a forma de divulgação e periodicidade ainda não estavam definidas, então nesse momento o sênior será utilizado como piloto para as demais categorias, onde ela deixa ressaltado que independente de ranqueamento o atleta ainda continua com a obrigatoriedade de participar do Campeonato Estadual da sua categoria para garantir a participação em competições nacionais ou internacionais.

            A Federação ressalta ainda que tem esperança que o Bolsa Atleta do Estado do Rio de Janeiro, seja restabelecido em algum momento e para o Wrestling Fluminense esse também seria o critério utilizado para o recebimento do mesmo.

            Veja os as formas de pontuação e os critérios de contabilização:





Regras Gerais:

1. Um atleta não pode estar presente em mais de uma categoria. Caso ocorra, o campeonato mais importante que será considerado.

2. O atleta pode participar do ranking Greco, Livre, Beach Wrestling e Grappling. Porém, a pontuação de um estilo não acumula para nenhum outro.

3. Na passagem do ano serão contabilizados apenas 50% dos pontos.

4. Caso o atleta mude de categoria de peso, serão contabilizados apenas 50% dos pontos na mudança, sendo de responsabilidade da Entidade de Prática Filiada a FLOAERJ a informação sobre a mudança.

5. Atletas sem participação em competições por 2 anos seguidos serão retirados do ranking.

6. Qualquer duvida será decidida pela direção técnica da FLOAERJ.

            Ainda vamos passar por uma fase se adaptação e assim como toda mudança deve causar algum alvoroço, porém hoje acreditamos que essa seja a melhor maneira não só de ampliar, como melhorar as ações do Wrestling no Estado - afirma o Presidente.

            Ele ainda ressaltou que espera a partir dessa ação, trazer maior alivio ao caixa da Federação, que sempre se apresenta deficitário frente principalmente ao pagamento do projeto de cada competição estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário